O Conde para evitar qualquer problema que pudesse envolver seu patrimônio pessoal faz uma hipoteca em favor de algum familiar seu deixando sem qualquer esperança a garantia pessoal os débitos que recaiam sobre a falida da qual era o presidente.

Nos poucos documentos encontrados constava que a estrada tinha em caixa 1.277:820$907 em São Paulo e 129:6913090 em Araraquara, porém não foi encontrado nenhum centavo quando da liquidação.

Os síndicos também fazem referência a situação do trafego e ai deixam suas impressões da seguinte forma: "As linhas encontram-se como a da falida, atravessando uma conservadas, o material estragado, o serviço desorganizado..."....

Também veio da Europa o Sr. Roberto Róte para representar os interesses da L.Beshen & Sohns que duvidou até que existissem trilhos levando-se em conta os livros falsificados e as letras aceitas em blocos avultados.

Foram nomeados liquidantes o Sr. Roberto Róte, a Banca Francese e Italiana per L’America de Sud e o Sr. Francisco Sampaio Moreira.

Em 25 de abril de 1914 o Conde propõe através dos jornais que se faça uma fusão entre as 3 empresas falidas criando-se a Companhia Estrada de Ferro Norte de São Paulo (tradução do nome conhecido na Europa).

Esta proposta recebida com sátiras pela revista Brazil Ferro Carril imaginava a construção de uma nova ferrovia que iria se chamar Estrada de Ferro Icoarama que faria a ligação da EFA com a São Paulo Goyaz, porém o Conde não levou em conta direitos sobre zona e outros detalhes que tornariam sua proposta inviável. Tudo levava a crer que não passava de uma jogada para transmitir seriedade para quem acompanhava o caso.

Em 17 de janeiro de 1916 foram abertas as 4 propostas para a compra da massa falida da EFA contendo o seguinte:

1ª — Da própria EFA (através dos liquidantes) onde era proposto o parcelamento do passivo com a redução de 50% de seu valor para a reorganização da companhia;

2ª — Subscrita por pessoa não identificada propondo o pagamento de Frs. 1.000.000 , porém o passivo era de Frs. 30.000.000 3ª —Subscrita por L. Behrens Sohn que pagaria Frs. 2.000.000

4ª —De "São Paulo Westhern Railway Company" através de Paul Deleuse. que propunha a substituição das debêntures por ações com direito a juros de 5% a.a. e os credores receberiam o total de seus créditos em ações de 200$000 cada sem direito a juros.

A 4ª. proposta que foi aceita e a transação foi lavrada no tabelião Gabriel Veiga em 8 de fevereiro de 1916.


Voltar

Avançar

| 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |