Locomotiva a vapor Schwartzkopff - 4-10-2

Este material foi publicado no Centro-Oeste Textos nº6 a partir de material enviado por Germano Pauli Mendes, Santos, SP.

Do albúm da Schwartzkopff, com uma seção sobre o Brasil:

"Para a mui importante EF de Araraquara, temos atualmente em construção uma série de locomotivas especialmente possante, as quais, emboras destinadas a uma linha de bitola 1 metro, têm dimensões que, de ordinário, possuem somente as locomotivas de bitola normal.

As locomotivas, que têm a disposição dos eixos 4-10-2, são de desenhadas de tal modo que permitem a inscrição em curvas mínimas dum raio de 90 m.

Para satisfazer integralmente às exigências do programa de serviço, foi preciso instalar uma caldeira de grande rendimento, que também teve de ser munida de uma grelha de superfície muito grande, visto ser queimado lenha.

Além disso, tem-se previsto mais uma pequena câmara de combustão na extremidade dianteira da caixa de fogo. Há ainda, merecedoras de atenção, as seguintes aparelhagens:

Freio de ar comprimido, aparelho de reversão de direção de marcha por vapor, do nosso próprio tipo, e um preaquecedor da água de alimentação, tipo Greshan, assim como iluminação elétrica".

A EFA recebeu três destas locomotivas*:

Nº Fabricação

Ano

Nome dado à locomotiva
401

10817

1938 Eng. Sócrates de Andrade
402

10818

1938 Eng. Balduíno de Almeida
403

10819

1938 Eng. Edmundo Busch Varela

* Informações extraídas da Revista Brasileira de Ferreomodelismo nº10

Voltar